Caros Parceiros e Amigos,

Informamos que com o final da 3ª fase do Programa Escolhas chegou
também ao fim o projecto Rualidades. Agradecemos o apoio e a ajuda de
tod@s aquel@s que nos acompanharam.

As boas notícias são que o Programa Escolhas vai entrar na sua quarta
geração e a Khapaz Associação Cultural viu ser aprovado o seu novo
projecto "Comun"Nik"Acção".

Para qualquer assunto relacionado por favor contactar comunnikaccao.pe@gmail.com

Cumprimentos.

A Equipa

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Tema do mês: As Máscaras




As máscaras africanas não têm nada a ver com o Carnaval ou com o divertimento. São feitas para circunstâncias muito especiais: danças da fecundidade, ritos de iniciação, funerais, etc. Fora destas ocasiões, as máscaras perdem todo o seu significado e valor. As máscaras são cuidadosamente guardadas até nova ocasião para serem usadas.

SANDRO PINA, 11 anos

Uma máscara é um acessório utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propósitos: lúdicos (como nos bailes de máscaras e no carnaval), religiosos, artísticos ou de natureza.

Geovanny Miguéis, 11 anos

As máscaras asiáticas são pouco conhecidas. Estão muitas vezes ligadas a ritos religiosos que tendem a cair em desuso no mundo moderno. Algumas são esculpidas em madeira, outras em papier mâché, outras ainda são feitas de tecido ou de metal. Algumas cobrem toda a cara e são em três dimensões, outras são espalmadas, outras ainda são máscaras-capacetes em que entra toda a cabeça.
A sua função é a de dar uma imagem quer de seres divinos ou demoníacos, não humanos, quer de animais, míticos ou não, que intervêm nos rituais ou nas peças, quer ainda de tipos sociais, muitas vezes para sublinhar os traços no limite da caricaturas.

Erickson Azevedo, 14 anos


Sem comentários: