Caros Parceiros e Amigos,

Informamos que com o final da 3ª fase do Programa Escolhas chegou
também ao fim o projecto Rualidades. Agradecemos o apoio e a ajuda de
tod@s aquel@s que nos acompanharam.

As boas notícias são que o Programa Escolhas vai entrar na sua quarta
geração e a Khapaz Associação Cultural viu ser aprovado o seu novo
projecto "Comun"Nik"Acção".

Para qualquer assunto relacionado por favor contactar comunnikaccao.pe@gmail.com

Cumprimentos.

A Equipa

terça-feira, 21 de abril de 2009

Dia 8 de Maio sociedade Khapaz exibe "Some Kind of Funny Porto Rican"

um filme de Claire Andrade - Watkins




“Some Kind of Funny Porto Rican?”, documentário de Claire Andrade-Watkins, é o primeiro grande filme sobre a emigração cabo-verdiana para a América. O destino secular de berdianos empurrados para a terra de todos os sonhos. Em solo estranho, agregam-se em comunidade e reconstroem suas vidas em Fox Point, na zona da Grande Inglaterra. Quando a comunidade chega à terceira geração de emigrantes, é forçada a abandonar as suas casas para dar passagem a uma rodovia. O documentário de Claire aborda, de forma contundente, esse processo doloroso que destrói laços mas que simultanemente resconstroi as memórias colectivas desta comunidade.

Contamos com a vossa presença! Até lá!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Khapazes de Ser, Saber e Fazer!

Este mês (como não podia deixar de ser) o tema do mês é a LiBERDADE.

"Ninguém além de nós mesmos pode libertar as nossas mentes"
Bob Marley

Já de regresso às aulas ficam as lembranças do periodo de férias!

E as Férias Khapazes da Páscoa foram assim ...

Durante 9 dias, os jovens que nos procuraram carregaram baterias para a importante recta final do Ano Escolar.
Fizemos capoeira, aulas de iniciação ao xadrez e ao Rugby, começamos a aventura na cidade, fomos ao workshop da páscoa e ao parque daVerdizela e organizamos um torneio de Futsal, no novo campo da Quinta do Cabral.
Aqui ficam alguns comentários dos jovens que participaram.

(brevemente também as fotos)

Workshop da Páscoa

No dia 2 de Abril, Quinta-feira cerca de 10 jovens da Associação Khapaz deslocaram-se à Quinta da Princesa, a fim de participar no Workshop da Páscoa, promovido pelo Programa Escolhas.
No Workshop, estiveram presentes cerca de 20 jovens de três projectos, do Projecto Rualidades da Associação Khapaz, do Projecto Tutores de Bairro da Quinta da Princesa e o Projecto Tu kontas do Montijo, acompanhados dos respectivos monitores. O WorkShop foi dinamizado pela Oficina Recreativa, um projecto do artista Plástico José Victor Carvalho que tem como objectivo melhorar a visão da vida (Nem tudo que parece é), transformando o que parecia lixo em novos objectos.

Sheila Dias


Torneio da Páscoa, Futsal

Nos dias 1, 3, 7 e 8 de Abril, o Campo Menino de Bronze, recentemente inaugurado pelo Poder Local, na Quinta do Cabral, Arrentela, foi palco do Torneio da Páscoa, um torneio de Futsal, onde o Fairplay foi a palavra de ordem. O Torneio, no âmbito das ferias Khapazes, envolveu três escalões. O escalão Menos de 15 anos com 5 equipas, Mais de 15 anos com 2 equipas e 3 equipas femininas.

Cerca de 60 jovens estiveram envolvidos no torneio, e independentemente das idades e da robustez física dos jogadores, a qualidade dos jogos foi de alto nível e não faltaram espectadores, não fosse o futebol um desporto altamente apreciado pelos jovens e praticado por alguns nos clubes locais.

Alguns dos jogos deste torneio foram arbitrados por jovens mais velhos, assíduos espectadores do torneio. O Fairplay fez-se sentir em todos os jogos, ninguém perguntou por prémios ou taças e no último dia houve uma partida mista com rapazes e raparigas das várias equipas.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Dia Internacional do Cigano



Ontem dia 8 de Abril comemou-se o Dia Internacional dos Ciganos (International Roma Day), uma ocasião que pretende dar visibilidade à presença das comunidades ciganas em todo o mundo.

Esta data, à semelhança da bandeira e do hino ciganos, foi oficializada no primeiro Congresso Mundial Roma/Cigano que teve lugar em Londres em 1971, tendo hoje grande difusão no espaço europeu e mundial, sendo formalmente aceite pela grande maioria das Associações e ONG’s das comunidades ciganas.

A celebração do Dia Internacional dos Ciganos tornou-se desde os últimos anos uma importante ocasião para o reconhecimento internacional dos Ciganos/Roma, da sua história, língua e cultura. Apesar desta ser uma data relativamente desconhecida para a grande maioria das pessoas, hoje é celebrada em diversos países dos cinco continentes como uma chamada de atenção para a discriminação que em muitas ocasiões estas comunidades são alvo.

Em 2000 o então Papa João Paulo II contribuiu também para a difusão do 8 de Abril com uma audiência na Praça de S. Pedro a diversas organizações ciganas, tendo solicitado mais respeito e apoio a estas populações. Em 2002 o dia 8 de Abril adoptou uma vistosa celebração, chamada Cerimónia do Rio, em que as organizações ciganas se reuniram junto aos principais rios de todo o mundo para lançar flores e acender velas em memória dos seus antepassados e das vítimas ciganas do Holocausto Nazi.

As populações ciganas perfazem, hoje, cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Na Europa constituem a minoria étnica mais importante e numerosa com cerca de 8 milhões de pessoas. Em Portugal estima-se que vivam cerca de 40 mil portugueses de etnia cigana e ainda um número indeterminado de ciganos (Rom) oriundos da Europa Central e de Leste.

Em Portugal, o Dia Nacional do Cigano é comemorado em 24 de Junho, festa de S. João Baptista, dia tradicionalmente festejado pelos ciganos desse país.

8th April: International Roma Day

The international Roma Day is celebrated in tribute of the first international meeting of Roma representatives that was carried out in April 8, 1971 near London. It was the opportunity for the Roma, who represent the first minority group in the European Union, to choose the symbols of their community as well their flag and hymn.

Since then, April 8th has become a day for mobilization of hundreds of thousands of Roma in some 40 countries. The Day also draws attention to discrimination directed to Roma and Gypsy communities globally and to call for human rights of all to be respected and observed.

Certainly, many Roma people are steel victim of romaphobie. It has no doubts that this prejudice can only be fought by the recognition of their history, culture and contribution to the European patrimony.

The photo exhibition "Un regard sur l’autre, an autre regard ", organized in 2008 by the Youth Express Network presented, among others, Ludovic Bussard's photos, taken in a Rom village next to Timisoara, in Rumania. This exhibition has already been in several cities in France (in Alsace Region) and now it is in Ostia, Italy.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Aventura na Cidade

Iniciámos hoje na Khapaz a busca das folhas perdidas de um livro muito importante para a Associação, que se encontram algures espalhadas na Cidade da Aventura.
Não sabemos como lá forão parar, mas a verdade é que segundo a Ana, a nossa Mestre de Jogo, caso não se encontrem a Associação corre sérios riscos de fechar. Pareçe que esse livro fala sobre a história da associação, sobre a sua missão e objectivos. Sem esta informação a continuidade da Khapaz pode estar em risco, é muito importante encontrar as folhas, uma por uma.

A Cidade ainda nos é desconhecida, nesta primeira visita fomos ao Jardim Municipal, onde ajudamos a animar uma festa. Faltou o grupo que ia dar o concerto e inesperadamente tivemos de subir ao palco.

No final encontramos duas pistas: uma indica-nos o próximo local a visitar - A Central de Transportes a outra era meia página rasgada, que pensamos ser do livro que andamos à procura. Dizia o seguinte:

Khapaz Associação Cultural
Nascida na Margem Sul do Tejo, a Associação Khapaz é o fruto do entusiasmo de jovens afro-descendentes. O que os unia à partida era o amor pela música - seja a ligada às suas raízes africanas, seja as modernas abordagens do Hip Hop - o que serviu de força motriz para o desenvolvimento da Associação.

Actualmente a Khapaz (sediada na Arrentela) é ... (e terminava por aqui. Juntos decidimos completar o texto)
uma associação cultural, um espaço de aprendizagem para crianças, jovens e adultos (sim porque já vi umas senhoras a aprender português e informática - disse a Sheila).
Na Khapaz há muitas actividades como a Aventura na Cidade, capoeira, dança, xadrez, workshops, piscina, etc ...
O Pascoal, o Elmar, o Fabio e o Sandro adoram jogar computador, é o que lhes motiva vir à associação, mas sempre acabam por fazer outras coisas como as máscaras de gesso ou a pintura dos panos com o Corsa.
A Sheila vem pelo divertimento e convívio, principalmente nas férias e pelo apoio escolar, este periodo até já subiu as notas.

Para a semana continua!
Sheila, Pascoal, Sandro, Elmar e Fabio.